Subscribe Now
Trending News

Presidente Getúlio

Vista parcial do Centro e bairros Rio Ferro e Niterói

Apresentação

Localizada na mais nova Região Turística de Santa Catarina – Caminhos do Alto Vale,  Presidente Getúlio vem surpreendendo a todos pela organização do Turismo. Privilegiado pela natureza, com altitude de 250 a 800m acima do nível do mar, conta com inúmeras cachoeiras e cascatas, rodeadas por montanhas e muito verde, onde se pode ouvir o som das águas, o canto dos pássaros nativos da região e contemplar a natureza em toda sua exuberância.

Conhecido como “Vale das Cachoeiras”, o município vem se destacando na prática de esportes de aventura, parapente, canyonning, trilhas, cicloturismo, entre outros.  Sua cultura européia pode ser observada na arquitetura, no artesanato, na saborosa culinária e no gosto pela música, dança, canto e na beleza dos jardins. O povo amigo e hospitaleiro completa o cenário desta cidade, onde destacam-se a tranqüilidade e o modo simples de viver.

Além do Turismo de Aventura, também é importante ressaltar o desenvolvimento do ecoturismo, agroturismo, turismo religioso, turismo cultural, turismo gastronômico, turismo pedagógico, turismo rural e muito mais.

Recentemente foi implantado o Projeto Caminhos do Campo, com intuito de promover o turismo no meio rural, onde as famílias rurais abrem suas portas para receber o turista oferecendo diversas atividades e opções de atrativos, bem como os mais variados tipos de produtos coloniais. O projeto foi lançado em 13 de setembro de 2018 contando com a participação inicial de 20 famílias.

 

Resumo Histórico

Fundado em 1º de junho de 1904, através da imigração de 12 famílias de colonos suíços, recebeu o nome de Neu Zürich. O local estava se desenvolvendo prosperamente quando sofreu ataques dos índios botocudos, que invadiram as residências. A malária fez muitas vítimas, sendo que quase todas as famílias abandonaram o local e as que permaneceram atraíram outras, garantindo a formação da nova colônia, denominada Nova Breslau. Em 1935 teve seu nome alterado para Getúlio Vargas. Com a instalação ocorrida em 10 de fevereiro de 1954. recebeu o nome de Presidente Getúlio. sendo este o único município catarinense colonizado por suíço-germânicos além de alemães e italianos.

 

Destaque na Produção Leiteira

 

O município é a maior bacia leiteira da região e a segunda maior do Estado, produzindo milhares de litros de leite diariamente. Por conta disso, anualmente é realizada a Expofeira Estadual do Leite, atraindo milhares de visitantes, onde uma das atrações de maior destaque é o Concurso Nacional de Tomadores de Leite em Metro e o Banho de Leite, feito durante a premiação do Torneio Leiteiro.

Dados do Município

Região Turística: Caminhos do Alto Vale
Área: 294.265 km (IBGE/2016)
População: 17.726 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 27°03’0
Longitude: 49°37’2
Altitude: 255 m
Cidades próximas: Ibirama, José Boiteux, Dona Emma, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul.

Caminhos do Alto Vale

Caminhos do Alto Vale, encanta por suas belezas naturais e pela cultura do seu povo. E para você aproveitar cada pedacinho desse paraíso que com seus recursos naturais potencializam a pratica do ecoturismo e aos esportes de aventura. Seus vales formam inúmeros cânions e corredeiras em seus rios, que propiciam a prática do rafting, rapel, canoagem e boia-cross em suas águas e desníveis fluviais. A vocação para o agroturismo é visível quando se degusta um autêntico café colonial ou almoço caseiro à base de produtos da terra, nas propriedades rurais que guardam riquezas culturais deixadas pelos imigrantes.

IDMS de Presidente Getúlio

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Presidente Getúlio.

Saiba Mais

Localização

O acesso principal se dá pela BR 470, passando por Ibirama. São 15km desde o trevo de acesso em Ibirama até Presidente Getúlio.

O acesso principal se dá pela BR 470, passando por Ibirama. São 15km desde o trevo de acesso em Ibirama até Presidente Getúlio. A única empresa de ônibus que vem até Presidente Getúlio é a Expresso Presidente. Outras empresas como Catarinense e Reunidas vem até Ibirama, dali é possível pegar um ônibus da Expresso Presidente ou mesmo um táxi.

O aeroporto mais próximo está localizado em Navegantes.